quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Um livro completo que, ao mesmo tempo, nos deixa louco por mais

Cidade De Vidro é o terceiro livro da série "Instrumentos Mortais". Cidade De Vidro é a continuação deliciosa de Cidade Das Cinzas, o meu livro preferido da série. Cidade De Vidro é o livro que eu demorei meses e meses para ler, após ter comprado pouco tempo depois de ler Cidade Das Cinzas, por simples medo de ler essa série muito rápido. 

Mesmo sabendo que teria mais três livros para devorar, essa leitura foi devagar, prazerosa, viciante, me alienava de tudo que acontecia à minha volta.

Em Cidade De Vidro, Clary vai, contra a vontade de todo mundo, a Idris, tentar trazer sua mãe de volta. Porém, Jace não a quer por perto, e, embora seja um gesto protetor, Clary não consegue enxergar dessa maneira. É também nesse livro que, no desenrolar de sua história, acontece a esperada batalha que finalizará a história começada em Cidade Dos Ossos e Cidade Das Cinzas. 

Cidade De Vidro é um livro completo. Podemos perceber que todo o potencial da história de Clare (que é enorme) foi explorado e usado pela autora. É um livro diferente dos outros da série, por se passar em Idris, e por ter um ritmo rápido, muito voltado a batalhas. Cassandra Clare termina cada cena no clímax, para começar a narrar do ponto de vista de outro personagem. Embora esse recurso possa se tornar cansativo, também nos deixa ansiosos. Esse recurso funciona um pouco melhor do que nos outros livros, tendo em vista que possui mais ação, diferentemente de Cidade Dos Ossos, que foca na apresentação do mundo dos Caçadores De Sombra, e Cidade Das Cinzas, que foca no desenvolvimento dos personagens.

Embora, quando li Cidade De Vidro, já soubesse que haveria continuações, acho que provavelmente teria percebido de qualquer forma, pois muitas pontas são largadas soltas, e percebemos que Simon, o melhor amigo vampiro de Clary, vai ser um personagem central daqui em diante.

Acho que um dos trunfos dessa série é conseguir fazer todo mundo se importar profundamente com todos personagens. Aliás, é um dos únicos livros que gosto de absolutamente todos personagens. Alec, Magnus, Simon, Isabelle, Hodge, Luke,Jocelyn... E, mesmo tendo personagens maravilhosos, prende a minha atenção em algo que eu raramente me importo: ação.

Minha única crítica a série toda seria o vilão. Não consegui me preocupar com Valentim, suas intenções só ficam claras no final do terceiro livro, mas, mesmo assim, pareceu forçado, sem sentido o que ele queria, até agora não compreendo muito bem o que ele queria da vida.

Cassandra Clare é uma grande fã de Harry Potter, e, no final desse livro, isso se tornou explícito. O cumprimento "milorde", dirigido ao grande vilão, o fato de Jace ser igualzinho ao pai, com olhos da mãe... tudo isso muito familiar, mas considero uma homenagem a série épica de J.K Rowling.

Instrumentos Mortais é aquele tipo de leitura que te trás a agradável sensação de saber porque você gosta tanto de se perder em símbolos gráficos, vulgo palavras.

Realmente, algumas séries ficam para sempre na memória como favoritas, e, não importa quanto tempo passe, você ainda tem a certeza de que aquilo é fantástico. Harry Potter, Diários De Vampiro, Hospedeira, A Culpa É Das Estrelas, Morros Do Ventos Uivantes, são livros assim, para mim. Instrumentos Mortais certamente está entre eles, marcado como favorito.

http://personagemficticia.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário